Professores

Conheça alguns dos nossos professores

Mauro Ribeiro Neto

Mestre em Direito e Ex-Vice Presidente do Banco do Brasil
Presidente do Conselho de Administração da Cielo, foi Vice-presidente Corporativo e de Atacado do BB, de 2019 a 2021. Vice-presidente do Conselho da BB Seguridade Holding. Mestre em Direito. Procurador da Fazenda Nacional, licenciado.
Ver bio completa

Mônica Sapucaia

Doutora e Mestre em Direito Político e Econômico
Doutora e Mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Possui Pós-Graduação em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (2008) e Graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005). Professora Permanente do Programa de Mestrado Profissional em Direito e do Programa em Direito, Justiça e Desenvolvimento do IDP. Autora do livro “Direito das Mulheres: Educação Superior, Trabalho e Autonomia”. Coordenadora da coletânea Womens Rights; Sócia-fundadora do Centro Internacional de Estudos, Investigação Aplicada e Inovação (CIEIA) em Lisboa, Portugal.
Ver bio completa

Gilberto Bercovici

Doutor em Direito do Estado
Doutor em Direito do Estado pela Universidade de São Paulo (2001) e Livre-Docente em Direito Econômico pela Universidade de São Paulo (2003). Professor Titular de Direito Econômico e Economia Política da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Graduado em Direito pela Universidade de São Paulo (1996), é A ênfase da sua produção está voltada para as áreas de Direito Econômico, Economia Política, Teoria do Estado, História do Direito Público e Teoria da Constituição, desenvolvendo pesquisas em torno dos temas de Estado e Subdesenvolvimento, Desenvolvimento Econômico, Papel do Estado na Economia, Política Econômica e Soberania. Professor do IDP.
Ver bio completa

Georges Abboud

Doutor e Mestre em Direitos Difusos e Coletivos
Doutor e Mestre em Direitos Difusos e Coletivos pela PUC-SP. Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Direito do IDP. Professor de Direito Processual Civil da Pontifícia Universidade Católica de São (PUC-SP). Advogado sócio do escritório Nery Advogados. Consultor Jurídico. Autor do livro “Processo Constitucional”, “Introdução ao Direito”, entre outras obras jurídicas de destaque.
Ver bio completa

Flávia Piovesan

Doutora e Mestre em Direito
Doutora e Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Visiting fellow do Human Rights Program da Harvard Law School (1995 e 2000); visiting fellow do Centre for Brazilian Studies da University of Oxford; visiting fellow do Max-Planck-Institute for Comparative Public Law and International Law e Humboldt Foundation Georg Forster Research Fellow no Max-Planck-Institute for Comparative Public Law and International Law (2009-2014). Eleita para a Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA (2018-2021). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direitos Humanos, Direito Constitucional e Direito Internacional, atuando principalmente nos seguintes temas: direitos humanos, Direito Constitucional, Direito Internacional, proteção internacional e proteção constitucional.
Ver bio completa

Ricardo Resende

Doutor em Direito
Doutor em Direito pela Universidade de São Paulo. Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009). É Juiz federal do Tribunal Regional Federal da 3ª Região. Coordenador e Professor dos cursos de Pós-Graduação e Extensão do IDP-SP.
Ver bio completa

Gustavo Justino de Oliveira

Pós-Doutor em Direito Administrativo
Pós-Doutor em Direito Administrativo pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra; Doutor em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). Professor de Direito Administrativo na Faculdade de Direito da USP. Professor Visitante de Direito Administrativo da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (2012; 2013). Professor de Direito Administrativo no IDP-SP. Tem experiência nas áreas de Direito Público, com ênfase em Direito Administrativo, atuando principalmente nos seguintes temas: terceiro setor, participação popular na Administração pública, parcerias, contratos públicos, saneamento básico, serviços públicos, Consórcios Públicos, contratos de gestão, concessões de serviço público e Parcerias Público-Privadas, entre outros.
Ver bio completa

Suely Araújo

Doutora e Mestre em Ciência Política
Doutora e Mestre em Ciência Política pela Universidade de Brasília (UNB). Urbanista e advogada. Presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA (03 jun. 2016/ 07 jan. 2019). Consultora Legislativa da Câmara dos Deputados (fev. 1991 - fev. 2020), com atuação nas áreas de meio ambiente e direito ambiental, urbanismo e direito urbanístico. Professora do IDP-SP.
Ver bio completa

Atalá Correia

Doutor e Mestre em Direito Civil
Doutor e Mestre em Direito Civil pela Universidade de São Paulo (USP). É Juiz de Direito no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios. Exerceu a advocacia entre os anos de 1998 e 2005. É Professor de Mestrado, Pós-Graduação e Graduação do IDP. Autor de diversos artigos científicos na área do Direito Civil.
Ver bio completa

Laura Schertel Mendes

Doutora summa cum laude em Direito Privado
Doutora summa cum laude em Direito Privado pela Universidade Humboldt de Berlim, tendo publicado sua tese sobre proteção de dados na Alemanha. É Mestre em Direito pela Universidade de Brasília (UNB). É diretora da Associação Luso-Alemã de Juristas (DLJV-Berlim) e do Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor (Brasilcon). Atua principalmente nos seguintes temas: direitos da personalidade, privacidade e proteção de dados pessoais, direito e internet, interface entre direito constitucional e direito civil, bem como políticas públicas na Sociedade da Informação. É autora dos livros "Privacidade, Proteção de Dados e Defesa do Consumidor" (Saraiva, 2014) e Schutz gegen Informationsrisiken und Gewährleistung einer gehaltvollen Zustimmung: Eine Analyse der Rechtmäigkeit der Datenverarbeitung im Privatrecht
Ver bio completa

João Paulo Bachur

Doutor e Mestre em Ciência Política
Doutor e Mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Foi pesquisador visitante do Instituto de Filosofia da Universidade Livre de Berlim com bolsa de pós-doutorado da Fundação Alexander von Humboldt (2012-2013). É advogado e Coordenador do Mestrado e do Doutorado em Direito Constitucional do IDP e Professor do Insper/SP. Com experiência acadêmica em direito, teoria política, sociologia e filosofia da linguagem, tem publicações nacionais e internacionais nessas áreas.
Ver bio completa

Paulo de Castro

Doutor em Ciência Política
Doutor em Ciência Política pela Universidade de Brasília (UNB). Mestre em Estudos Comparados sobre as Américas pela UNB. Suas linhas de pesquisa atuais tratam dos limites da legitimidade do Supremo Tribunal Federal e das estratégias de gastos eleitorais dos candidatos a prefeito no Brasil. Tem experiência nas áreas de análise política, políticas públicas e estudos judiciais. Foi consultor de políticas públicas no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e na Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. No Ministério da Justiça, atuou como Consultor de Políticas Públicas, Coordenador-Geral Consumo e Cidadania e Coordenador-Geral de Cooperação Técnica e Capacitação da Secretaria Nacional do Consumidor. Desde 2015, integra o quadro de professores do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP). Entre 2017 e 2018 foi Research Fellow na American University, Washington D.C.
Ver bio completa