Mestrado Profissional em

Direito, Justiça e Desenvolvimento

• Turno

Aulas quinzenais às sextas e aos sábados

• Modalidade

• Ínicio das aulas

20/08/2021

• Localidade

Bela Vista - São Paulo - SP

Corpo Docente e Áreas de Interesse do Mestrado

Processo Seletivo para o Mestrado

Baixe o Edital

Leia o edital com atenção para conhecer todas as etapas do processo seletivo.

Escreva seu currículo

Apresente os principais destaques da sua carreira acadêmica e profissional. Você pode usar o modelo de currículo da sua preferência. No e-book “Guia para elaborar seu currículo & memorial” apresentamos um modelo de currículo. Fique à vontade para usá-lo.

Faça o seu pré-projeto

Trata-se de um pré-projeto simplificado, em que você deve expor a sua ideia de pesquisa para a banca examinadora. Elementos pré e pós-textuais (ex. capa, folha de rosto, referências) não contam para o limite de páginas. No e-book “Guia para elaborar seu pré-projeto” apresentamos a estrutura do pré-projeto. Caso esteja em dúvida sobre como elaborar o pré-projeto, entre em contato com o Núcleo de Admissão do IDP, que contamos com uma equipe especializada para auxiliá-lo.

Inscreva-se

Após seguir os passos anteriores, é só clicar no botão abaixo, preencher os dados solicitados e realizar sua inscrição no processo seletivo.

Inscreva-se agora

abril

Abertura das Inscrições.

Encerramento das Inscrições.

Convocação para Entrevistas.

Realização das Entrevistas.

Divulgação do Resultado Final.

Início das Aulas

Ver calendário completo

O que dizem sobre o IDP

Mestrado em Direito, Justiça e Desenvolvimento

• Duração

• Início da aulas

27/08/2021

No boleto ou no cartão em até 24x de
ou 30x de R$ 2.956,80

À Vista: R$ 80.236,00 (Taxa de inscrição R$ 100,00)

Inscreva-se

Guia do Curso

Conheça as áreas de pesquisa, docentes e estrutura curricular.

Guia do Curso

Entenda as etapas e calendário do processo seletivo.

Próximos passos

O IDP pelo mundo

Os convênios nacionais e internacionais firmados pelo IDP possibilitam ao aluno, estudar durante um semestre de curso de mestrado em uma das instituições de ensino conveniadas.

• Direito, Justiça e Desenvolvimento

ALUNO ESPECIAL

Quem ainda não é aluno regular do Mestrado pode cursar disciplinas isoladas. Além do certificado de conclusão da disciplina, o aluno especial poderá aproveitar os créditos cursados quando ingressar como aluno regular.

Disciplinas abertas

Como preparar seu pré-projeto

Confira dicas de como construir um bom projeto de pesquisa de Mestrado e, ainda, como se preparar para a banca avaliadora.

Baixar E-book

Perguntas frequentes

O candidato interessado deve: (1) ler o edital; (2) elaborar currículo resumido; (3) desenvolver pré-projeto de pesquisa. A Comissão de Processo Seletivo irá analisar todos os pré-projetos e convocar para entrevista os candidatos com projetos mais bem avaliados.

O pré-projeto de pesquisa é um planejamento preliminar que o candidato deverá realizar para participar do processo seletivo. De forma resumida, o pré-projeto tem a seguinte estrutura mínima: (1) Título da pesquisa (2) Problema de pesquisa (3) Justificativa; (4) Objetivos e; (5) Referências bibliográficas preliminares. Para mais informações sobre como elaborar o pré- projeto de pesquisa, acessar o e-book “Guia para um Projeto de Pesquisa de Sucesso”.

A entrevista tem duração máxima de 20 minutos. Na entrevista, os professores da Comissão do Processo Seletivo buscam compreender a relevância e a atualidade do problema de pesquisa proposto, bem como o recorte analítico proposto e a adequação às áreas de interesse do Programa. O candidato disporá de 5-10 minutos para apresentação inicial sobre o projeto de pesquisa e de seus objetivos acadêmicos e profissionais e, na sequência, ficará à disposição para perguntas por parte dos membros da Comissão de Processo Seletivo.

O Mestrado Profissional do IDP foi estruturado com o objetivo de agregar a participação de diversos perfis profissionais com formação jurídica e de áreas correlatas que trabalham direta ou indiretamente com questões que envolvem Direito, Justiça e Desenvolvimento. São exemplos de profissionais que compõem o público-alvo: advogados, consultores, magistrados, promotores, defensores públicos, gestores de empresas, gestores públicos, entre outros.

O aluno de Mestrado tem o prazo máximo de 04 semestres letivos para concluir os créditos das disciplinas e realizar a defesa da dissertação perante banca examinadora.

As disciplinas ocorrem preferencialmente às sextas e aos sábados, a cada quinze dias, nos seguintes horários: - Sexta: 14h às 17h40 e 18h30 às 22h - Sábado: 9h às 12h40 e 14h às 17h40

O aluno deverá cursar 09 disciplinas no total, sendo 05 obrigatórias e 04 optativas, ao longo de 04 semestres letivos.

O Mestrado Profissional é um curso de Pós-Graduação Stricto Sensu, aprovado e recomendado pela CAPES, estruturado com foco na relação entre teoria e prática.

A principal diferença do Mestrado Profissional em relação aos Mestrados Acadêmicos é a qualificação voltada ao exercício da prática profissional avançada, que atenda às demandas contemporâneas do mercado jurídico e da sociedade. Trata-se, portanto, de um mestrado afinado com o mercado de trabalho, pois permite ao aluno conciliar a atividade profissional com a pesquisa acadêmica e utilizar esta última no dia a dia de sua carreira.

Sim, o Mestrado Profissional é um Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu recomendado pela CAPES, cuja obtenção do título confere a seus concluintes todos os benefícios decorrentes dessa titulação acadêmica, como qualificação para participar de processos seletivos de Doutorado, possibilidade de remuneração adicional por qualificação acadêmica, oportunidades de docência, entre outros.